Jornal Nova Geração

COLINAS

Zona rural pode ficar sem coleta de lixo

Projeto de institui a taxa de recolhimento deveria ter passado por votação na última sessão para garantir o serviço. Impostos e tarifas seguem em análise

Na última sessão de 2022, vereadores analisaram taxa para coleta de lixo no interior e não chegaram a um consenso (Foto: Divulgação)

O projeto que define valores de impostos e tarifas e cria a taxa de coleta de lixo na zona rural permaneceu em análise pelos vereadores na última sessão de 2022. No entanto, a avaliação do projeto pode resultar na falta de coleta dos resíduos no interior do município. A taxa do recolhimento na zona urbana também foi proposta.

O ex-presidente do Legislativo, Juliano Kohl (MDB) afirma que os projetos permaneceram em análise porque precisam ser bem avaliados antes de serem aprovados, pois se trata do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de alteração e criação de taxas. Segundo o vereador, as matérias foram enviadas à Casa dois dias antes da sessão.

“A câmara tem 45 dias para apreciar os projetos. Alguns tópicos podem ser instituídos por decretos, mas na câmara avaliamos conforme achar necessário”, aponta o parlamentar. O prefeito Sandro Herrmann destaca que solicitou uma sessão extraordinária para votação das matérias, pois a criação da taxa de coleta no interior deveria ser votada ainda em 2022 para garantir o serviço.

Segundo o prefeito, a criação desta tarifa não pode ser sancionada via decreto. “O que eu puder fazer pelo Executivo, vai ser feito. Antes a coleta de lixo no interior não era cobrada. Mas por uma exigência do Ministério Público (MP), temos que fazer dessa maneira. Por motivos da criação dessa taxa, não aumentamos o valor do IPTU”, explica.

De acordo com o projeto, o município precisa arrecadar o mesmo valor que usa com a prestação dos serviços de coleta, bem como triagem e destinação final. Atualmente, o valor recebido pelo Executivo é cerca de 15% deste serviço. O prefeito afirma que por ora não há previsão de instituir a cobrança na zona rural, tampouco a coleta, mas que irá levar a situação até o MP. Até o fechamento da edição, não houve confirmação de sessão extraordinária.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: