Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

A necessária governança no setor público

Acima de tudo, a notícia é mais uma injeção de otimismo para os contribuintes estrelenses

A comunidade de Estrela foi surpreendida de forma positiva com as informações do Índice de Governança Municipal (IGM), divulgados na semana passada pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Os dados colocam a cidade em posição de grande destaque em nível estadual e nacional. Mais precisamente na liderança do ranking gaúcho e no grupo nacional de cidades entre 20 e 50 mil habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita acima de R$ 16,7 mil. Acima de tudo, a notícia é mais uma injeção de otimismo para os contribuintes estrelenses.

O índice leva em conta três itens gerais: finanças, gestão e desempenho. E, de forma mais detalhada, considera dados referentes ao ano de 2022 das áreas de saúde; educação; saneamento e meio ambiente; segurança; vulnerabilidade social; gestão fiscal; transparência; recursos humanos; planejamento; entre outros. Ou seja, os principais pilares de uma administração pública. Além de reforçar o compromisso de cada servidor público ou contribuinte, o ranking eleva a régua na cidade e coloca todos na obrigação de se manter no topo. E todos os estrelenses ganham com isso!


Pousada da Criança

É preciso fazer uma distinção especial aos prefeitos de Estrela, Elmar Schneder, de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva, de Colinas, Sandro Hermann, e de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto. Juntos eles protagonizaram um exemplo de cooperação aos demais municípios e agentes públicos do Vale do Taquari e até mesmo do país. Eu explico. Nessa semana, eles assinaram o convênio para manutenção do atendimento na Associação da Infância e Adolescência Pousada da Criança, criada em 2017, e de suma importância para a segurança e a dignidade de muitas crianças.

Obras na barragem: ilhas no Taquari

A eclusa em Bom Retiro do Sul deve passar por mais um processo de reformas ainda em 2023. A licitação para a obra deve ser anunciada em breve. Com isso, e assim como já ocorreu em 2021, as comportas serão abertas e o nível do rio – no trecho até as cidades de Estrela e Lajeado – pode retornar aos patamares anteriores à construção da imponente barragem. E, durante o período que pode se estender por seis meses ou mais, será possível avistar as famosas ilhas entre as margens estrelense e lajeadense. Ponto bastante utilizado pelos banhistas até o fim da década de 70.

“Empresa Amiga da Mulher”

O governo de Estrela sancionou na semana passada o projeto da vereadora Tiane Cagliari (PV) – aprovado por unanimidade no plenário da câmara – que institui o selo “Empresa Amiga da Mulher”. Em suma, a proposta autoriza a câmara de vereadores a conferir o referido selo às empresas que “executarem ações e projetos em favor da valorização da mulher e que cumpram regularmente suas obrigações fiscais e responsabilidades sociais”. Uma ação simples. E importante!


Governador em Estrela

Chefe do Executivo estadual, Eduardo Leite (PSDB) visita a cidade de Estrela na próxima quarta-feira, dia 7. O tucano vem assinar o novo credenciamento do Hospital de Estrela como referência em alta complexidade para traumato-ortopedia. Além da agenda política, o agente público também vai se reunir com empresários e investidores regionais durante reunião-almoço da Cacis. É um momento importante para realinhar as demandas do Vale do Taquari com o alto comando do Estado. Afinal, e mesmo que Leite não tenha vencido na imensa maioria dos municípios da região no pleito de 2022, o compromisso dele com a nossa comunidade precisa estar acima de questões eleitoreiras.


Teutônia mira o turismo

A cidade de Teutônia sempre se projetou de forma natural no turismo, graças ao poder de atração da Lagoa da Harmonia. Entretanto, e especialmente com o advento do Cristo Protetor e do Trem dos Vales, o governo municipal projeta um aumento significativo no número de empreendedores em busca de áreas para investir na cidade. E alguns movimentos são perceptíveis. Com destaque para a subida da Linha Harmonia, onde é possível visualizar novos empreendimentos em construção. Como exemplos, pousadas e até uma vinícola. E isso tende a elevar a régua dos estabelecimentos já consolidados. Entre esses, as próprias cabanas da Lagoa da Harmonia, que devem receber melhorias nos próximos meses. Além disso, o poder público sinaliza com a criação de uma nova lei para garantir benefícios fiscais aos novos e antigos empresários que apostam no turismo.


CURTAS DA SEMANA

  • Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) passou parte da semana em casa e com uma forte gripe. Nos bastidores, a ausência dela gerou burburinhos. E há quem aposte em uma possível ruptura com a administração municipal.
  • Por outro lado, e diante dos bons movimentos anunciados recentemente – a instalação do Ceiteq e a proposta da Escola Técnica Laticinista, por exemplo –, há quem aposte no nome dela como possível candidata a prefeita em 2024. Aguardemos!
  • Ex-vereador em Estrela (à época pelo PTB), Elio Jair Kunzler visitou o PV e agora se filiou ao MDB. Outro que deve assinar com o MDB é o vereador Douglas “Doga” Daroit (PTB). Mas isso fica para abril de 2024.
  • Também em Estrela, o governo municipal anuncia a nomeação de Mirian Wolkmer para compor o Departamento de Turismo da cidade.
  • Ainda em Estrela, o PDT quer retomar o protagonismo na cidade. Com mais de 1,5 mil filiados, a sigla vai buscar a prefeitura em 2024. E não será com Paulo Argeu Fernandes, que foi candidato a prefeito em 2020.
  • Já em Teutônia, as informações (ou seriam “fofocas”?) sobre propensos candidatos não param. Além de Celso Forneck (PDT), Renato Altmann (PSD) e Jonatan Brönstrup (PSDB), há quem sustente a candidatura de Ivandro Rosa, atual presidente da CIC/Vale do Taquari.
  • Em tempo, o presidente da câmara de Teutônia, Valdir Griebeler (PSDB), ainda não colocou em votação o projeto de lei que autoriza o Executivo a buscar financiamento de R$ 15 milhões junto à Caixa. O recurso será aplicado na recuperação de vias públicas.
  • Em Imigrante, o governo aguarda para o mês de junho a conclusão da nova torre de telefonia em Daltro Filho.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: