Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Encontros sobre segurança mobilizam comunidade escolar

Ciclo de reuniões vai passar por todas as escolas municipais até o fim de maio. Integrantes das polícias Civil e Militar apresentam orientações sobre condutas

Palestras contam com representantes da Polícia Civil e Brigada Militar e estão programadas para o mês de maio (Foto: Divulgação)

O momento de maior preocupação dentro das escolas, diante dos acontecimentos de violência em nível nacional, faz com que gestores escolares procurem formas de tranquilizar a comunidade. A proposta foi reunir as famílias para uma troca de ideias e experiências, com o apoio das forças policiais para levar orientações.

Os encontros tem o propósito de difundir informações que fortaleçam um ambiente cada vez mais seguro e harmonioso nas escolas. As palestras contarão com a participação da Brigada Militar e da Polícia Civil, que apresentarão os principais cuidados e medidas que devem ser adotados tanto no ambiente escolar como em família. A primeira atividade ocorreu na segunda-feira, 24, na escola Irmãs Pivatto e as demais são abertas à toda comunidade.

Entre os temas abordados neste ciclo de encontros está o envolvimento das famílias no conhecimento da rotina diária do aluno, o acolhimento pelos professores, além dos investimentos em recursos tecnológicos que a Secretaria da Educação implanta e aperfeiçoa, para proporcionar uma melhor segurança dentro das escolas.

Um dos investimentos está fora do ambiente escolar, com a ampliação do sistema de videomonitoramento. “Foram colocadas câmeras em pontos próximos às escolas”, explica a coordenadora da secretaria Iara Kartsch do Couto. Dentro das salas de aula, será implementado o chamado botão de pânico.

O dispositivo aciona a polícia em eventuais situações violentas nas escolas e é considerado uma das ferramentas mais eficazes para estes casos. “Sabemos que é melhor prevenir antes que aconteça”, acrescenta Iara.

Ela ressalta que no município não ocorreu nenhuma situação de ameaça ou que indicasse ato de violência, mas que a preocupação fez a equipe se mobilizar. “Em um primeiro momento famílias ligaram para as escolas e para a secretaria para saber como estavam as coisas”, lembra.

Orientações de segurança

Entre as medidas indicadas pelos policiais, está a manutenção dos portões fechados, para um controle maior de quem tenta acessar a escola. Foi recomendado também evitar a entrada de pessoas estranhas ao convívio das instituições. “A abordagem do delegado é que a equipe da escola observe se dá circulação diferente”, conta Iara. A Brigada Militar ampliou as rondas nas imediações das escolas a partir da preocupação da comunidade.

Programação

  • 02/05 | EMEF Isabel Luiza Bittencourt
  • 08/05 | EMEF Wendulino Gehwer
  • 15/05 | EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes
  • 22/05 | EMEF Anita Ferreira de Moraes
  • 29/05 | EMEF Genny de Souza da Silva
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: