Jornal Nova Geração

REPAROS NECESSÁRIOS

Estado conclui obras emergenciais em duas escolas

Reformas em instituições de Estrela e Taquari estão prontas. Em Arroio do Meio, trabalhos estão em andamento na Guararapes. Já a Fernandes Vieira, em Lajeado, ainda não tem empresa definida

Entre as quatro escolas contempladas num primeiro momento, só a Fernandes Vieira ainda não executou obras. Crédito: Arquivo/A Hora

Duas das quatro escolas da região contempladas no programa Agiliza Educação, do governo estadual, concluíram as obras emergenciais. Os trabalhos ocorreram na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, de Taquari, e na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Manoel Soares, de Estrela.

A contratação das empresas para execução das obras foi feita diretamente pelas escolas. Os trabalhos são acompanhados pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), que também prestam orientações necessárias às equipes diretivas.

Na Manoel Soares, o reservatório de água recebeu melhorias para aumentar a segurança no local. O tanque havia sido instalado sobre um talude instável, com risco de deslizamento. Além do muro de contenção, também foram construídas uma base de concreto e um portão para proteger os canos. O investimento foi de R$ 16,5 mil.

Já na Nossa Senhora da Assunção foi executada a reforma da rede elétrica do auditório da instituição, localizada na zona rural do município. Ao todo, foram investidos R$ 22,8 mil na obra, finalizada este mês.

No aguardo

Na Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, as obras tiveram início em abril, com a reforma do refeitório. O custo total é de R$ 21,5 mil. Já a situação mais complexa ocorre na Escola Estadual Fernandes Vieira, em Lajeado, cujas melhorias ainda não começaram.
Segundo a 3ª CRE, entraves burocráticos travam a contratação da empresa responsável pela obra. No local, serão feitas reformas das aberturas. A escola sofreu com a enchente do rio Taquari em 2020, quando as águas invadiram as salas de aula.

Prioridades

No começo do ano, a 3ª CRE e a 3ª CROP fizeram reuniões com representantes de cada uma das 82 escolas da região. Nos encontros, foram definidas em conjunto as prioridades a serem atendidas num primeiro momento.

As escolas, então, montaram um plano de ação, onde as coordenadorias apontaram outras medidas a serem tomadas com agilidade nas dependências das instituições.

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