Jornal Nova Geração

ESTRELA

Fórum debate abuso e violência contra mulher

Segunda edição do evento programado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e Departamento de Desenvolvimento Social reuniu cerca de 100 participantes

Segunda edição do evento contou com mais de cem pessoas na manhã dessa quarta-feira, 23 (Foto: Karine Pinheiro)

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, 25, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), serviço vinculado ao Departamento do Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu o II Fórum de Enfrentamento à Violência contra a mulher nessa quarta-feira, 23. O evento reuniu cerca de 100 pessoas.

Como o tema “Nossa Estrela Acolhe mais”, a iniciativa ocorreu na câmara e contou com Palestra para apresentação do “Projeto Borboleta: a experiência dos Juizados de Violência de Porto Alegre”, com mediação da juíza do 1° Juizado de Violência Doméstica da capital, Dra. Madgéli Franzt Machado.

“Falei um pouco sobre nossa experiência com cada uma das ações que são construídas há mais de 10 anos, como forma de estimular e incentivar e mostrar que é possível fazer a diferença. Cabe destacar que Estrela tem uma atuação muito forte neste sentindo. Falei também sobre a responsabildiade social, em como as empresas podem auxiliar neste momento delicado para a vitíma seja acolhida e tenha o suporte necessário, sem medo de ficar sem sua fonte de renda”, aponta a juíza.

Durante a programação, palestras com a coordenadora do Cram, Iona Carreno, sobre Violência de Gênero e Lei Maria da Penha, como outras atividades com equipe do centro de referencia e da Secretaria de Saúde, como indicadores de violência e tipos e ciclo de violênia.

Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Tatiana de Oliveira, é um momento de pluralizar e ampliar o debate. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para atender as demandas que chegam às nossas equipes especializadas, que buscam e trabalham na orientação, prevenção, apoio e assistência. Mas é necessário trabalhar e identificar as diversas situações e tipos de violência”, pontua.

Segunda edição

Em sua primeira edição, ano passado, o fórum teve na sua organização a “Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher”, parceira do evento deste ano, agora organizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que em outubro completou oito meses de serviços.

Localizado na Rua Tiradentes, 478, o centro de referência oferece serviços de psicologia, serviço social e assessoria jurídica às mulheres em situação de violência. Em oito meses o Cram acompanhou e deu encaminhamento a mais de 100 ocorrências.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: