Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo interdita ponte no Boa União

Após verificação no local, ficou definido que o fechamento da passagem é necessário para garantir a segurança dos usuários. Responsável pela construção da nova estrutura será conhecido no dia 29

Agentes de trânsito orientaram motoristas sobre o fechamento da ponte. Empresa que construirá nova passagem será revelada no fim do mês (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

ponte de ferro que separa o bairro Boa União e a Linha São José foi interditada de forma definitiva na segunda-feira, 13. Com o processo de licitação para construir uma nova passagem em estágio avançado, o município prepara as alternativas para reduzir os impactos no trânsito. A obra está orçada em R$ 8 milhões e ainda não tem prazo estabelecido para a entrega.

Funcionários do governo vistoriaram o local na semana passada e ficou atestado o risco para pedestres e veículos que atravessam o Arroio Boa Vista por ali. Com a orientação que apenas um automóvel passe por vez descumprida, a administração decidiu pelo fechamento da ponte. Ao longo da sexta-feira, 10, agentes de trânsito orientavam os motoristas sobre a interrupção do trecho.

O receio vem da situação que ocorreu em Torres, no dia 20 de fevereiro, quando a ponte pênsil virou e visitantes caíram no Rio Mampituba. “Nos preocupa porque sabemos que vários carros estão passando ao mesmo tempo, mesmo com as placas. Essa medida de precaução é para maior segurança das pessoas”, aponta o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva.

A atual ponte comporta apenas automóveis leves, com no máximo 2,5 toneladas, altura de 2,5 metros e largura de 3,5 metros. Feita em concreto, a nova travessia permitirá o tráfego de veículos pesados e é considerada estratégica para o desenvolvimento das comunidades ligadas a ela, além de facilitar o acesso a Colinas, Imigrante e Roca Sales.

Detalhes da nova ponte

O responsável por substituir a travessia construída nos anos 1950 será conhecido no dia 29, com a abertura das propostas da concorrência. Depois disso ocorrem a homologação da empresa vencedora, a assinatura do contrato e a emissão da ordem de início dos serviços.

Uma empresa foi contratada para projetar o formato de retirada da ponte, para evitar impactos ambientais, uma vez que a estrutura está sobre um arroio. A sinalização que indica a remoção da ponte e fechamento do trecho será instalada na segunda-feira, 13.

A passagem será construída em concreto, com duas faixas de 3,5 metros cada, área para ciclistas com largura de 3 metros e uma calçada de passeio com 1,2 metro. O local será o início da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante.

Opções de desvios

Para os condutores que acessam o centro de Estrela pela ERS-129, vindos dos municípios vizinhos e da Linha São José, a rota alternativa passa pela BR-386, em Lajeado, com o retorno pela Ponte Seca. No sentido inverso, quem sai do bairro Boa União e utiliza a ponte para sair da cidade, precisará voltar até o trevo com a Rota do Sol e acessar a rodovia federal. A ponte também está fechada para pedestres, que devem fazer o mesmo caminho para desviar da interdição.

Ao longo da semana, mesmo com a sinalização na entrada do acesso à ponte, muitos condutores tentavam atravessar. O coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl, lembra que barreiras de concreto e ferro foram instaladas para impedir os veículos de chegar à passagem. “Os motoristas precisam ser compreensivos. Esta é uma situação provisória”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: