Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

RGE notificada pelo município. De novo!

Não foi a primeira vez que o governo de Estrela cobrou ações da RGE de forma mais contundente. A bem da verdade, foi a terceira vez só na gestão do prefeito Elmar Schneider (MDB). A primeira ocorreu em junho de 2021, por meio de ajuizamento de ação civil pública, a segunda em janeiro de 2022, e a última ocorreu nessa semana, de forma extrajudicial, e logo após o forte temporal que atingiu boa parte do Vale do Taquari na madrugada na noite de terça-feira passada. O propósito de pressionar a concessionária de energia gerou bons resultados nas duas primeiras oportunidades, com a troca de dezenas de postes de madeira e outras melhorias pontuais por parte da RGE. Mesmo assim, a fragilidade em alguns pontos da cidade, a falta de comunicação com a imprensa local e com representantes do Executivo e entidades, e a demora no reestabelecimento da luz voltaram a importunar – e muito – a população estrelense. E a pergunta é: como a justiça vai agir desta vez?

Um hotel na rodovia federal

O turismo ganhou novas proporções e oportunidades no Vale do Taquari e isso já não pode ser encarado como uma novidade aos gestores e empreendedores. Desde o içamento do busto do Cristo Protetor, em Encantado, e das promessas de novos produtos turísticos – como o monumento à Bíblia, em Estrela –, os olhos do estado, do país e partes do mundo começaram a enxergar novas possibilidades de negócios. E, por óbvio, isso também chamou a atenção de grandes bandeiras do setor hoteleiro – além de provocar novos empreendimentos por parte dos empresários locais. A rede Laghetto, por exemplo, vai se instalar quase aos pés do monumento religioso. Outras marcas de renome avaliam pontos estratégicos. Entre essas, a conceituada rede Mercure. E também há um projeto de construção de um hotel às margens da BR-386, no trecho de Fazenda Vilanova.

Congresso de Logística em abril!

E Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) confirma a realização do 2º Congresso Logístico. O evento deve ocorrer em abril, no Complexo Portuário de Estrela, às margens do Rio Taquari. A projeção é realizar a programação no dia quatro. A parceria com o Setcergs, por exemplo, já foi amarrada pela E-Log, assim como a parceria com empresas de transporte e logística e fornecedores locais e regionais. Além disso, a mantenedora do Porto de Estrela promete concluir a reforma dos pavilhões e da própria sede da entidade, bastante danificados após as históricas enchentes de 2023.

“Excelentes nas desculpas”

“Da gerência para cima é impossível conseguir alguma resposta. É o mais profundo abandono ao cliente. É de uma irresponsabilidade absoluta. São excelentes em suas desculpas e péssimos na solução dos problemas.” O desabafo encaminhado ao Grupo A Hora é do diretor comercial da Metalúrgica Hassmann S.A., Peter Hassmann, que ficou sem energia elétrica entre às 18h de domingo e o meio-dia da segunda-feira. A empresa, que fica em Imigrante, é uma das principais clientes regionais da distante concessionária do grupo CPFL Energia, que é controlado pela State Grid Corporation of China (SGCC) por meio de suas subsidiárias State Grid International Development Co., Ltd, State Grid International Development Limited (SGID), International Grid Holdings Limited, State Grid Brazil Power Participações S.A. (SGBP) e ESC Energia S.A.

Secretários e/ou candidatos

É fato. O alto escalão do governo de Elmar Schneider (MDB) deve sofrer alterações em março. Em um primeiro momento, ao menos seis secretários municipais estão bem cotados pela base da situação para lutarem por vagas na câmara de vereadores. São eles: Daniel Silva (Sedis), Osmar Muller (Obras) e Avalício Wille (Agricultura), pelo MDB; Comandante César (Administração) e Felipe Diehl (Fazenda), pelo PL; e Joel Mallmann (Cultura) pelo PDT. O PDT considera difícil a candidatura de Mallmann, cuja experiência política lhe credencia ao posto de candidato. Afinal, ele já foi três vezes vereador, duas vezes secretário municipal, e já concorreu a prefeito e vice-prefeito em diferentes siglas. Também é difícil a candidatura do Comandante César (PL). Ele foi adversário de Schneider no pleito de 2020 e não parece disposto ao desafio da vereança. Portanto, restariam só quatro pré-candidatos entre os secretários.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.