Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Programa de castração gratuita busca conter abandono de animais

Projeto “Melhores Amigos - Bicho sente como a gente” também tem objetivo de controlar o aumento da população de cães e gatos. Mais de 60 animais passaram por cirurgia em duas etapas

Iniciativa conta com parceria do governo do Estado (Foto: Divulgação)

O programa “Melhores Amigos – Bicho sente como a gente” chega a segunda etapa com mais de 60 animais castrados. O objetivo do projeto é conter o abandono de cães e gatos, bem como controlar o aumento descontrolado desta população em Fazenda Vilanova. A iniciativa possui convênio com o governo do Estado.

Por meio do projeto, a administração municipal foi contemplada com recursos no valor de R$ 25 mil do programa estadual e investiu R$ 5 mil de contrapartida. O serviço é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único e cada uma pode inscrever até dois animais. Para esterilização dos animais de rua, é necessário que alguém acolha o bicho durante o processo de cicatrização.

A ONG Salvadores, de Taquari, foi a instituição vencedora do processo licitatório para fazer as cirurgias. Durante a primeira etapa, 32 gatas passaram pelo processo de esterilização. Já na segunda fase, foram castradas 20 cães fêmeas e 15 gatas. Segundo a psicóloga responsável pelas inscrições no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Josiani Schmidt, para a próxima etapa estão previstas mais 20 intervenções.

“Após, será realizada reunião com equipe da administração municipal e a ONG para prestação de contas e verificar a possibilidade de beneficiar mais animais. Sabemos que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. O aumento da população de domésticos amplia o risco de contágio das zoonoses”, explica Josiani.

A psicóloga destaca que o programa tem como base garantir a proteção aos animais enquanto implementa políticas públicas e sociais. Ela também aponta para os cuidados necessários após as intervenções. “Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que se movimente, mas a família acolhedora garante os cuidados para não prejudicar a recuperação”.

Os interessados podem inscrever os animais no Cras desde que atendam as exigências estabelecidas pelo Programa Melhoras Amigos. Os procedimentos são feitos de forma gratuita e o transporte ao município de Taquari sai da prefeitura de Fazenda Vilanova. As intervenções são destinadas a cães fêmeas e gatas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: